quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A mulher das cabras e sua visão sobre políticos


Dona Pedrina das Cabras é uma senhora simples, tem uns 50 anos aparentando 70, um ar de quem ainda não construiu nada na vida, mas que segue em frente porque atrás vem muita gente.

Fala pouco, tem sorriso tímido, anda meio corcunda e sempre acompanhada das suas cabras. Dona Pedrinha mora próximo a minha casa no bairro São José, antigo bairro do Cheiroso (chamado assim porque tinha um canal que fedia como nunca) e costuma todos os dias passear, ou melhor, pastar as suas cabras num terreno baldio em frente a minha residência.

Os animais moram com ela. Todas as cabras, uma média de 30, convivem harmoniosamente por dentro de casa, visitam os quartos, sobem no sofá e fazem suas necessidades em qualquer lugar.

Tão achando complicado? Eu também. Mas é a pura verdade.

Logo quando cheguei aqui em Petrolina e nessa casa onde moro (há uns 7 anos), dona Pedrina já tinha esse hábito que para ela é hiper normal. As cabras, diz ela, são pessoas da família. De fato deve ser. Afinal, quando ela grita o comando “entre”/”saía daí” ou qualquer coisa que não consigo entender, vejo que os animais obedecem como criança (o que nem sempre acontece também).

Dia desses estava saindo para academia no final da tarde e dona Pedrinha vinha com aquela “manada” adestrando pela rua com uma vara bem fininha. Ela gritava:

-- Vamos pra casa, meninas...andem...nada de subir na lixeira de dona Teresa pra roubar o lixo!

Diante da cena, falei meio constrangida:

-- Dona Pedrina as suas cabras são bem educadas quando estão próximas da senhora, não é mesmo?

Eis que vem uma resposta surpresa para mim.

-- Pois é minha filha. Minhas cabras “é” como o povo. Vê político fazendo coisa errada e ainda vota nele. Basta passar um tempinho pra esquecer tudo que não presta que eles fazem e o povo tome a votar nele novamente...

Indaguei espantada:

-- Poxa, Dona Pedrinha, não sabia que a senhora entendia de política.

Ela põe uma das mãos na cintura e responde de imediato:

-- De política não, minha filha, mas de ladrão eu conheço de longe! É por isso que sei quando as cabras querem roubar seu lixo...

Depois dessa fui pra academia muda, muda...