sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Honestidade: um produto em extinção


O que é um sujeito honesto? No pai dos burros ou no “Google-tudo”, honesto (adjetivo) é uma pessoa honrada em atitudes, ações, princípios e intenções, digno de confiança.

Na versão da minha avó, do meu pai e da minha mãe (que eu aprendi), a pessoa honesta é aquela que tem vergonha na cara, tem apenas uma palavra sem lero-lero e suas atitudes são coerentes no falar e no agir.

Minha falecida avó dizia que qualquer coisa fora disso é atitude de gente safada e sem moral pra administrar o galinheiro e o cachorro da sua casa.

Como eu sempre digo aos meus alunos, esses princípios que definem o caráter de uma pessoa jamais podem ser apreendidos e absorvidos na escola ou na universidade. Isso vem de berço ou de rede. Isto é: vem de casa, da sua raiz, da sua base familiar.

Outro dia estava no shopping em Recife (a cidade que tem a orla mais linda do NE) e depois de pagar por um produto em uma loja peguei o troco, olhei rapidamente e coloquei na bolsa.

Segui para Praça de Alimentação e quando fui pagar o lanche é que percebi que o caixa da loja de roupa me entregou uma cédula de 100 reais a mais no troco. Ela se atrapalhou já que o dinheiro tava muito novinho e difícil de manusear.

Voltei até a longa (longe que só da Praça...) para devolver o dinheiro e a gerente ficou extremamente espantada:

-- Poxa vida, moça! Você veio devolver 100 reais? Isso é demais.

Quem tava espantada nessa altura era eu. Daí questionei:

-- E não é pra devolver, não?

-- Sim (respondeu ela bem assustada). Mas ninguém faz isso. Ou você pensa que todo mundo é honesto? A honestidade está em extinção.

Como não podia deixar passar a oportunidade, alfinetei...

-- Querida...não podemos pensar assim das pessoas. Temos que dar uma chance ao ser humano. Menos aos políticos, claro! Esses dizem que são honestos. Só dizem, mas não são e não parecem ser.

Pois não é que ela me solta esta perola:

-- Sabe que tem gente por aí fazendo a mesma coisa que os políticos?

Mesmo sem ter o que dizer repliquei:

-- Pode ser que essa gente esteja aprendendo isso com eles...