quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Políticos que querem ser igual a Lula

Nas eleições de 2008 para prefeito de Juazeiro-BA o então deputado estadual, Roberto Carlos, trazia em sua plataforma de campanha o discurso de que “foi pobre igual a Lula”.

Roberto Carlos e tantos outros candidatos país afora agarram-se a Lula como símbolo de sobrevivência, sucesso, superação, desafios, diferencial, “antes dele e depois dele”, o nordestino que subiu a rampa, o pau-de-arara que deu certo, o operário no poder e tantas outras qualificações ou adjetivos.

Nenhum deles lembra, por exemplo, da corrupção dos governos, das falcatruas administrativas, desvio de dinheiro público, Caixa 1, Caixa 2, Mensalão, negociatas para benéfico próprio ou amigos e parentes e tantas outras “aberrações cromossômicas”.

Agora, para as eleições de 2012, os candidatos devem trazer para o discurso os títulos de doutor que o então ex ou o que nunca deixou a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesse ano.

É importante registrar que ele só queria receber as honrarias após deixar o cargo. (Ele deixou o cargo, foi? Nem percebi... )

Foram 7 títulos de doutor honoris causa concedidos pelas Universidades de Coimbra, em Portugal, Federal de Viçosa (UFV), de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o ultimo foi ontem (27.09.11) pelo Instituto de Ciência Política de Paris.

Blogauta, Paris, Paris!!! Ah, Paris... é o berço da intelectualidade acadêmica internacional.

Poxa, realmente, temos que reconhecer: estudar como a gente faz (ou fez) uma vida toda até chegar a graduação (50% da vida) + especialização (5% da vida) + mestrado (15% da vida) + doutorado (30% da vida) para no final nem entrar, muitas vezes, para ensinar numa universidade. Lula nem fez nada disso e ganhou 7 títulos de “doutô”.

Pensa que é fácil, é? Ele trabalhou muiiittttooo pra isso....né mole, não!

Já estou imaginando o discurso de muitos candidatos a prefeito por aqui em Juazeiro-BA ou em Afrânio-PE, por exemplo, cujo texto deve ser mais ou menos assim:

-- Meu povo, amado, precisamos começar a pensar no futuro agora. Mesmo sem os estudos das “faculidades” que estão “esparramadas” pelo sertão a dentro “não me diguem” que “ocês” não terão “oportunidade”. Lula não teve nada disso, mas com sua coragem, braveza e levando o sangue desse povo sofrido na alma chegou ao poder. É assim que penso. Mesmo sem entrar na “faculidade” eu, fulano de tal, vou para o poder para fazer o que nenhum outro fez. Por isso, vote em mim que sou assim...do povo, como “ocês”.

Tão achando ruim? Parem de estudar e sejam políticos (partidários, claro), ou jogador de futebol ou as duas coisas!!!