segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quando não se casa faz o quê?

Sempre falo para vocês, blogautas, da minha sábia avó. Ela tinha umas sacadas interessantes e inteligentes de deixar muitos intelectuais de boca aberta.

Por exemplo: quando se referia as mulheres que beiravam os 40 anos e não tinham se casado ainda ela chamava de “vitalinas” , “encruadas” ou “encalhadas”. E ainda dizia pra mamãe: “ escreva o que to dizendo. Àquela não casa nem com Santo Antonio empurrando...”

Aos homens que estavam na mesma situação, ela chamava de “duvidoso”, tipo assim, aquele sujeito que escolhe demais, nenhuma mulher tem a ver com ele, todas estão interessadas na condição financeira que ele conquistou e por aí vai.

A vovó Maria não era uma figura, era uma gravura. Uma pessoa simples (singular), analfabeta que nasceu em Catende (zona da Mata de PE) e todos os dias ela tinha uma história escandalosa para contar sobre pessoas e coisas que aconteciam nessa cidade.

Sua simplicidade impressionava quando ela cismava com uma pessoa. Costumava dizer para minha mãe: ”essa pessoa me cheira mal”.

Em frente da casa da mamãe (lá em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, agarrado ao Recife-PE) morava uma moça que namorava um rapaz durante 15 anos. Vez ou outra vovó saia com uma “notinha” sobre o fato. Uma delas foi quase uma tragédia de discurso. Final da tarde, a moça esperava o namorado no portão e a vovó do outro lado olhava atentamente para ela.

Depois de um tempo ela caminhou até a moça e falou assim:

-- Minha filha escute o que essa velha vai lhe dizer. Se esse homem não definiu ainda a vida dele com você é porque ele não lhe ama e pelo tempo que ele vem “empatando a sua vida” ele nunca vai se casar com você. E sabe por quê? Porque ele é acomodado, “abestalhado” e frouxo. E do jeito que você está vai ficar pra “titia”. Vai ficar no “caritó”.

Gente, essa palavra é quase do século XVII e por isso pouco sei dizer o significado. Mas tudo indica que seja sinônimo de “encalhada”, “emperrada”, “vitalina”.(rs).

A moça entrou na casa dela chorando tudo que tinha direito. E a minha mãe quando soube do acontecido foi lá pedir desculpas pelas “loucuras” que minha avó sempre fazia.

Resumo da opera. Não é que a moça ainda ficou com o rapaz por mais 2 anos e assim mesmo não se casou? Ela terminou a relação e passou mais 6 anos sozinha.

Calma, gente...a moça se casou aos 43 anos com outro rapaz!! Mas casou.

Daí a gente perguntava: -- Vó, quando não se casa faz o quê?

Ela respondia:

-- Compra um chinelo bom, senta numa cadeira de balanço, liga o rádio e deixa a vida passar.

Ah... minha avó! Se viva fosse muita coisa tinha ainda para dizer....