quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Petrolina é a cidade

Catedral | Foto: Divulgação

Tudo bem que não sou da terra, sou forasteira, não conheço um monte de coisas daqui e ainda vim da cidade que tem a orla mais linda do Nordeste: o Recife.

Mas meu “olhar de fora” pode contribuir um pouco para explicar o que Petrolina significa no cenário regional e especificamente para Pernambuco.

Quando cheguei por aqui percebi que a cidade não precisava do Recife-PE (740km) , nem de Salvador-BA (500km) para existir. Ela é independente, soberana, arrojada e ousada.

Vou citar alguns exemplos pra gente entender.

Vias de acesso ao centro, como Avenida da Integração; aeroporto com vôos diários (sempre lotados, inclusive) para as principais capitais do país ou conexões favoráveis; tecnologia na irrigação; expansão dos pólos de educação e saúde; salas de cinema e uma gastronomia de fazer inveja a muitas metrópoles.

Vale ressaltar o respeito a faixa de pedestre. Aqui, você basta chegar no meio-fio junto a faixa que os carros já estão parando. Caso contrario é multa na certa.

Agora, faça isso em Salvador, Recife ou em São Paulo? Se você não morrer atropelado na hora pode até ficar paralítico pro resto da vida.

As pessoas de Petrolina costumam receber os “forasteiros” com um carinho tão grande que chega a constranger. Até porque você pode não estar acostumado a isso.

Blogauta me perdoe, mas não vou falar das mazelas de Petrolina, não. Afinal, no seu aniversário de 116 anos, a gente precisa enaltecer seus feitos.

Os problemas? Conto depois em outro post. Este é um delicado presente a cidade que me recebeu de forma tão especial.

Petrolina não é qualquer cidade. É “a” cidade.