terça-feira, 20 de setembro de 2011

O que é notícia?

É impressionante como somos ligados as informações. Ouvimos rádio, assistimos jornal na TV ou pela internet, passamos uma vista geral em todas as notícias e ainda temos que ter tempo para ler um bom livro.

Com tudo isso, não sentimos que estamos bem informados. Diz o sociólogo polonês Zygmunt Bauman que estamos vivendo numa sociedade líquida e que, portanto nada está fixo, nada é concreto, tudo é muito volátil e temos sempre a sensação que precisamos saber/conhecer mais para nos sentirmos parte de um gueto, de uma tribo, digamos assim.

Pensamos que a imprensa nos informa e que ela retrata a realidade dos fatos. Ledo engano. Ela recorta e fragmenta uma parte dessa realidade e nos mostra a partir de um olhar de quem a produz.

É um verdadeiro mosaico social que nos aparece de forma organizada e estruturada para que tenhamos a idéia ou a sensação de que tudo funciona daquela forma. Naquela condição de exposição.

Ufa! Depois dessa sociologia contemporânea vamos ao objetivo desse post. Estou aqui pensando como podemos entender que algumas notícias mais lidas nos sites tratam exatamente do besteirol do ti-ti-ti das tais celebridades.

Por ordem de prioridade no site da Folha Online (19.09.11) estão, por exemplo, as chamadas de: “Bruna Marquezine vai ao cinema com Fiuk para criar intimidade” ; “Até de calça jeans, panicat Nicole Bahls mostra parte da coxa”...

Eu fiquei me questionando como jornalista e professora da área por que não conheço (nem sei quem são) a Bruna Marquezine e a Nicole Bahls? Depois fiquei pensando em que relevância social e publica tem o fato de que ela, a Bruna, vai ao cinema com Fiuk, o filho do cantor/ator Fabio Jr. que carrega o estigma do homem mais casamenteiro deste país e que troca de mulher como de roupa? O Fiuk deve seguir o mesmo exemplo...

A tal “panicat” (neologismo de mulher vulgar) Nicole Bahls é mais uma que mostra tudo (sempre) até a agenda midiática cansar da sua cara, suas pernas e sua bunda e trocar por outra beldade.

Fiz outro questionamento, talvez não relevante, como esse tipo de notícia contribui com a opinião do internauta. Ah! É importante ressaltar que essas chamadas não estavam apenas no site da Folha Online, mas também no Portal Terra, Uol, IG...

Pra não perder a prática, corri de imediato ao Manual de Redação da Folha de São Paulo (2001), obra referência para o jornalismo nacional e fui verificar nos seus procedimentos os critérios que definem a “importância de uma notícia”.

Vamos a eles:

1) Ineditismo.

2) Improbabilidade = a notícia menos provável é mais importante do que a esperada.

3) Interesse = quanto mais pessoas possam ter sua vida afetada pela notícia, mas importante ela é.

4)Apelo = quanto maior a curiosidade que a notícia possa despertar, mais importante ela é.

5) Empatia = quanto mais pessoas puderem se identificar com o personagem e a situação da notícia, mais importante ela é.

6) Proximidade = quanto maior a proximidade geográfica entre o fato gerador da notícia e o leitor, mais importante ela é.

Gente...agora entendi porque Bruna Marquezine, Nicole Bahls e Fiuk são tão importantes como notícia. Eles são a cara de alguns brasileiros.

Acho que to fora desse processo...afinal, não assisto BBB, novela, a Fazenda, Pânico, não leio colunas de fofocas...

Coitado de Ariano Suassuna*! Com todas essas mudanças na imprensa e na literatura ele vai morrer mesmo é de desgosto.

* Opa! Pra quem não sabe, Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa-PB em 16 de junho de 1927. É dramaturgo, poeta brasileiro e pernambucano de coração.