sábado, 27 de agosto de 2011

"Um deputado igual a você"


Campanha política sempre tem coisas muito interessantes e engraçadas pra gente analisar. É o período que mais me divirto assistindo os guias eleitorais na TV, ouvindo os spots no rádio e vendo os outdoors espalhados nas ruas (geralmente, tabuletas implantadas numa noite e acordadas com fotos de políticos tratadas no fotoshop pela manhã).

Fiscalização da prefeitura? Nem pensar...

Vendo e acompanhando todo esse movimento alegórico, fico sempre pensando (cá com meus botões) e não consigo entender as razões pelas quais nossa política nunca é levada a sério. (Ou será que entendo?)

Bom, 2012 tá chegando e pra quem mora no interior a campanha política por aqui é mais próxima das pessoas (do eleitor). É no seu bairro, na sua rua...carro de som em todos os espaços. É uma loucura!

Sim, porque lá no Recife (cidade que tem a orla mais linda do Nordeste) em se tratando de campanha política não se percebe tanto quanto no interior. Agora que estou em Petrolina (distante 740 km do Recife), quase uma metrópole em termos de estrutura física, tecnológica e outras coisas mais...percebo que a política pega fogo muito antes do ano eleitoral.

Dia desses tava eu lembrando de um fato bem interessante que aconteceu comigo nas eleições do ano passado (2010) para deputados federal, estadual, governador, senador, presidente da república.

Eis que recebo um, ou melhor, vários santinhos na minha caixa do correio (leia-se caixa do correio de residência e não e-mail) de um candidato a deputado estadual cujo slogan era: “Um deputado igual a você”. De imediato pensei e falei alto revoltada.

Igual a mim, não!!!

Sou uma pessoa honesta de berço e não vendo essa imagem porque ela se retrata nos meus atos, pago meus impostos em dia, nunca tive desvio de conduta, nem fiz falcatrua administrativa, não desviei dinheiro público, não coloquei nenhum parente em prefeitura ou qualquer órgão do governo, não nomeei nenhum funcionário fantasma, nunca paguei “boca-de-urna” para ganhar eleição (até porque nunca fui candidata, graças a Deus); nunca fiz negociatas para benéfico próprio ou de outros; nunca fiz promessas vãs, não vendo minha honra à “bandidos engravatados” para conseguir propinas, não sou filiada a partido político, não faço discurso incoerente e muito menos política partidária.

Portanto, pensei e falei alto na rua pro povo que tava passando:

-- Você pode até ser candidato ao cargo de deputado, é um direito seu. Agora querer que eu seja uma pessoa igual a você é demais, não?

Felizmente, ele nem se elegeu...é cada uma que me acontece!!