quarta-feira, 17 de junho de 2009

Desabafo jornalístico 1

Ayala Lopes*

Minha nossa...eu acabei de me formar, em maio desse ano. Fiquei longe de minha família, mudei de cidade, perdi e fiz amigos pra que? Perdi festas, abdiquei de momentos, construí uma vida e fui atrás de um SONHO...mas parece que é isso mesmo, sabe?

Sonho não é real, nunca é realidade... Como posso me estimular a buscar emprego, como posso encher o peito pra dizer que tenho nível superior? Como ficam as nossas vidas agora?Pra fazermos concurso a exigência sempre foi apresentar diploma de nível superior.

O que essa decisão quer dizer? Que nós, os VERDADEIROS E LEGÍTIMOS jornalistas teremos que fazer outro curso pra garantirmos melhores condições de carreira?

É...porque parece unânime pra mim, hoje, que passar quatro anos e meio, como foi o meu caso, na Universidade do Estado da Bahia pra me tornar uma "jornalista em multimeios" não vale o meu sustento, meu futuro.

Se o carinha tem uma voz de veludo, ou se uma deusa grega que fotografa bem pode trabalhar nos veículos de comunicação, por que eu, que nem sou linda nem tenho gogó de ouro posso me achar no dever de estar empregada, ein?

De que importa ter aprendido sobre fotojornalismo, telejornalismo 1 e 2, Rádio 1 e 2, educomunicação 1 e 2, português para comunicação e redação, 04 vezes, inglês, espanhol, jornalismo on-line, historia da arte, critica da mídia, psicologia para a comunicação, técnicas de expressão, laboratório de vídeo-arte etc?

Isso serve pra me deixar com raiva de mim mesma. Quando meus pais diziam que eu deveria ser médica, eu teimei em ser jornalista. "Pai, um dia o senhor vai me ver nas grandes tevês!"

Concordo com todos os recém-formados e comunicólogos quando sugerem ser possível a nós atuarmos em outras áreas. Seremos então médicos, advogados, afinal, eles estão ocupando nossas vagas como colunistas de revistas famosas e assessores de imprensa.

Quem tá a fim e tem capital pra gente abrir uma clínica ou um escritório de advocacia?

Desculpem o desabafo. Não poderia ficar calada frente à vitória da extinção da obrigatoriedade do diploma de jornalista.

* Jornalista