quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Profissão: prefeito*

Por que alguém quer ser prefeito? Longe de entender a verdadeira razão pela qual alguém quer ser prefeito de uma cidade, a complexidade da administração municipal parece não assustar, em nada, os que se dizem dispostos a fazer tudo “pelo povo e para o povo”.

Com discursos enfáticos, calorosos, poéticos, vibrantes e aglutinadores os políticos ou candidatos fazem da retórica a representação de uma verdade nunca “aplicável” na realidade.

Em sua maioria, os textos dos candidatos têm uma sonoridade espetacularizada entre a tragédia e a comédia. Fazendo caras e bocas saem narrando, interpretando, aumentando e diminuindo o tom da voz a depender da ênfase necessária a obra.

Percebe-se o quanto é importante apresentar uma infância perdida ou não, a relação com os diversos segmentos da sociedade, da cultura regional, com os bairros da periferia. Outros afirmam e reafirmam sua bandeira junto ao presidente Lula. Aliás, o nome mais citado e mais “candidato” do que os próprios candidatos.

Há uma necessidade logística do marketing político em insistir nesta tecla de que no palanque em que Lula estiver aí também estará o futuro prefeito.

Tem candidato do tipo "esquerda" que no passado um pouco distante, no começo de carreira, militou pela ARENA, partido que foi base de apoio do governo militar, e que depois virou PDS, um pouco adiante PFL e hoje DEM.

Há discurso que lembra a frase “já comi o pão que o diabo amassou” e ”hoje estou aqui, fazendo a diferença”. E que diferença!!

Na reta final para o dia 5 de outubro o desespero parece tomar conta de alguns candidatos que “ nunca antes na história” desse município esteve tão ativo em debates diversos. E agora tem presença confirmada. Tem também aqueles que estão construindo um espaço midiático para colher pontos nas eleições de 2010. Tem de tudo um pouco.

No entanto, resta ainda entender que governo assumirá a partir de janeiro de 2009, que aponte para um novo horizonte em Juazeiro, fazendo algo possível de ser realizado por uma gestão municipal, com políticas voltadas para o interesse da coletividade e não de uma minoria.

Quem votar, verá.

* Uma reflexão sobre o debate que aconteceu na UNEB, dia 16/09/08, com os candidatos a prefeito de Juazeiro-BA.