sábado, 13 de setembro de 2008

Brasil e a violência

País concentra 10% dos homicídios do mundo
Publicado em 13.09.2008
Jornal do Commercio

Estudo financiado pelo governo suíço revela que o Brasil contabiliza 48 mil dos 490 mil assassinatos ocorridos no mundo por ano. Algumas cidades do País têm índices de violência parecidos aos do Iraque

GENEBRA – Algumas das cidades mais violentas do Brasil têm o mesmo índice de homicídios que o Iraque, em guerra desde 2003. Os dados do Ministério da Justiça apontam que, em Vitória (ES), por exemplo, o índice é de cerca de 70 assassinatos por cada 100 mil habitantes.

Segundo um levantamento financiado pelo governo suíço sobre a violência no mundo, a taxa é equivalente à do país do Oriente Médio. Ontem, o estudo foi divulgado em Genebra na presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, que participa da Conferência Ministerial de Exame da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. O relatório afirma que o Brasil tem quase 10% dos homicídios no mundo, com 48 mil mortes por ano.

No mundo, as vítimas de assassinatos chegariam a 490 mil por ano, número muito superior ao de mortes em guerras oficiais, como no Afeganistão, na Colômbia ou no Iraque. Pelos dados do levantamento, as guerras provocam anualmente cerca de 52 mil mortes.

“A situação da violência no Brasil é corrosiva. A violência no Brasil hoje é um sério obstáculo ao desenvolvimento do país”, afirmou Keith Krause, autor do relatório. A América do Sul, ao lado da África, são as regiões onde os homicídios apresentam as maiores taxas em todo o mundo. A média de Vitória, por exemplo, é dez vezes maior do que a mundial.

Em outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, a média é de 40 assassinatos para cada 100 mil pessoas. “Queremos em quatro anos chegar a níveis chilenos, de cerca de 15 por cada 100 mil”, afirmou Genro.

Segundo o relatório, a América Latina ainda é a líder no que se refere ao número de seqüestros por ano, com quase 700. O Brasil também aparece em situação crítica com relação a estupros. “Hoje, a violência armada é o quarto maior motivo de mortes no mundo”, afirmou Krause.

O que mais assusta os governos e especialistas é que países em guerra têm, na realidade, índices de mortes inferiores ao de países em crise de segurança.

“O impacto econômico da violência no mundo cresce e preocupa os governos que querem se desenvolver. O custo chega a US$ 160 bilhões por ano em produtividade perdida e outros fatores”, alertou Krause.