terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Meu ex-câncer...parte 4



Mais mito que verdade: a mamografia é o melhor exame que detecta o câncer de seio; só depois dos 50 anos é que a mulher pode ter a doença; mulheres mais estressadas vão ter câncer, toda pessoa que come transgênicos vai ter câncer; toda pessoa que tem alguém na família com câncer vai ter também...e seguem os mitos sobre a doença. É claro que pode acontecer em qualquer um desses estágios, mas nada é determinante e absoluto.

As Sociedades Brasileira de Mastologia e Oncologia explicam que o câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100, ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Ter informação é sempre a melhor saída quando o assunto é câncer, seja ele no útero no seio ou em qualquer lugar do corpo. Ora, se categorizamos, por exemplo, as mulheres estressadas, especificamente as que trabalham na área financeira como Bolsa de Valores, definiremos que elas estão determinadas a ter a doença e que, portanto, fazem parte do maior grupo de risco.

Vamos acabar com os mitos e torcer para que a ciência mostre um caminho. Enquanto isso, informar ajuda muito todas as mulheres. É exatamente isso que minha amiga linda e maravilhosa, Gerlane Bacellar gerente do banco do Brasil, está fazendo. Embora a gente saiba que ela quer vender produtos do banco e que isto é sua função, é mesmo muito importante ter um seguro desse tipo.

Isso mesmo que você leu. Um seguro que ajuda a mulher (caso ela venha a ter o câncer e independentemente do plano de saúde que ela tenha) em várias situações como passagens, estadia, exames e outros. Não tenho os detalhes sobre ele, até porque não fiz e agora não posso mais fazer. Mas vai o alerta para minhas colegas. Este seguro entra no bloco daqueles de vida, de carro... a gente paga mais nunca quer usar.

A dica é importante. Ah...vale registrar que não estou ganhando comissão, hen? kkkkk