terça-feira, 12 de março de 2013

Gonzaga Patriota viaja para Antártica em missão oficial

Foto: Divulgação

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) embarcou na última semana para uma expedição a Estação Antártica Comandante Ferraz. A missão oficial é organizada pela Marinha do Brasil e tem como objetivo acompanhar as atividades de pesquisa desempenhadas na base brasileira localizada no continente antártico. Visando divulgar as atividades do parlamentar, sua assessoria repassou as informações à imprensa.

Diante dessa agenda especial, fiquei extremamente curiosa com o possível resultado da viagem para nossa região. Assim sendo, resolvi passar um email para o deputado solicitando alguns esclarecimentos sobre a visita. O texto diz o seguinte:

Caro deputado, inegavelmente, o projeto na Antártica é de suma importância nas pesquisas sobre o impacto das mudanças ambientais globais e suas consequências para as Américas, inclusive a Amazônia. A pesquisa envolve análises do aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio e do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte

Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.

No entanto, com todo respeito, gostaria de saber, entender e compreender qual a importância e relevância da sua viagem para região do Vale São Francisco? Especificamente, qual o tipo de conteúdo desenvolvido pelo projeto na Estação Antártica Comandante Ferraz que tem a ver com o nosso Bioma Caatinga?

As minhas dúvidas servem apenas para contemplar as explicações aos contribuintes sobre as despesas e custos que demandam dos representantes do povo no Congresso Nacional. Dessa forma, com as devidas explicações, cabíveis ao contexto da tão importante missão, os custos operacionais que sairão dos cofres públicos para uma viagem desse quilate serão compreendidos e aceitos por nós, pobres mortais cidadãos. 

Afinal, acreditamos piamente que o exercício da democracia passa, necessariamente, por uma transparência das ações desenvolvidas pelos parlamentares, assim como as despesas e contas realizadas por eles.

Cordialmente, 
Teresa Leonel

Ps 1. Esqueci-me de pedir para ele trazer um iceberg na bagagem para amenizar o efeito do sol de 40º que “ataca” os moradores de Petrolina e região. Estou fazendo o registro agora no blog.

Ps 2. A assessoria informou que iria repassar o email para o deputado. Aguardo retorno.