quinta-feira, 5 de abril de 2012

Operação Detalhes...muitos detalhes

Foto: Divulgação


O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) parece que vai ter que cantar em outra freguesia ou quem sabe voltar a vender tempero na feira de Juazeiro-BA.

O esquema de desvio de recursos montado pelo parlamentar veio à tona nessa terça (03.03.12) com a Operação Detalhes (tudo a ver com o então aprendiz de cantor), realizada pela Polícia Federal.

São 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (dois em Salvador, no gabinete e no setor de Recursos Humanos da Assembleia) e os outros em  Juazeiro e Uauá, a 416 quilômetros de Salvador, além de Petrolina-PE.

Em 2008, o então deputado Roberto Carlos estava em plena disputa à prefeitura de Juazeiro-BA. Com um discurso afiado, inteligente, agressivo e destemido, Roberto Carlos se posicionava como a maior referencia política da região.

Ele, que de rei da MPB tem apenas o nome e de majestade tem as honrarias que vem desviando dos cofres públicos, tinha uma falação pragmática, combativa, segura e eloquente.

Nessa época, Roberto Carlos se colocava como o paladino da justiça, o baluarte da verdade, homem sério, honesto, de raízes humilde (foi camelo e barraqueiro). Nas retóricas lançava um olhar apaixonante pelo então presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, e fazia questão de dizer na propaganda eleitoral e nos debates que “foi pobre igual a Lula. E assim como Lula, ele também venceu na vida”.

A decepção com o parlamentar (assim como todos os políticos brasileiros) já era uma tragédia anunciada. Isso não é novo. Vem desde Dom João quando aportou nas terras tupiniquins em 1808. Durante os 13 anos de monarquia no Brasil, D. João ofereceu mais comendas (benesses) para os nobres comerciantes e empresários brasileiros do que nos 300 anos de monarquia em Portugal.

Isso pode até explicar porque nossos políticos são como são, mas não justifica.

E pra completar a comédia política, Roberto Carlos teve a cara de pau (precisa passar óleo de Peroba, hen!!) de dizer numa entrevista de rádio que “ a PF não está me acusando, está fazendo uma investigação, como investiga qualquer um”.

Opa!!! Qualquer um não, deputado. Eu posso me considerar “qualquer um” e nunca fui investigada pela Política Federal! E mais, a Operação Detalhes (tudo a ver com o seu modo de ser....) tem 2 anos de investigação. Nenhuma instituição tão séria como a PF faria um “desmonte” desse sem ter a certeza de que o “serviço” era ilegal.

O deputado Roberto Carlos poderá ver o sol nascer quadrado se a justiça agir com justiça e enquadrar o então parlamentar por apropriação de salários de funcionários “fantasmas”, formação de quadrilha, peculato, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Nessa leva vão também a esposa, filhos e os tais assessores/fantasmas que estão mancomunados com ele.

Duvido muito que isso aconteça. Mas fico na torcida. Se ele perder o mandato (e não o mandado) e não for reeleito em 2014, já é uma grande conquista para sociedade.

Roberto Carlos é mais um dos grandes exemplos de político corrupto e descabidamente falacioso. Não é uma exceção entre todos os parlamentares em nível local, regional, estadual ou nacional. É uma regra do sistema político brasileiro.

Mudar este cenário? Só mesmo uma reforma política-eleitoral séria e comprometida com a sociedade pode vir a ser um caminho para uma verdadeira democracia.

A que está em vigor não foi consolidada... ainda.