quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Próxima eleição mais vereadores nas Câmaras

Várias Câmaras municipais pelo país afora vão aumentar (ou já aumentaram) o número de vereadores. Só pra citar alguns exemplos vou lembrar os locais que conheço mais de perto: Juazeiro da Bahia, Petrolina, Recife e Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco.

A pergunta que não quer calar é: Por que mais vereadores? Mais vereadores melhoram o desempenho da Câmara?

É importante lembrar que a Emenda Constitucional 58/2009, que trata do assunto, apenas estabelece o limite máximo de vereadores que os municípios podem ter na próxima legislatura. Isso não quer dizer que as Câmaras sejam obrigadas a aumentar seus efetivos parlamentares.

Agora, é através da Confederação Nacional dos Municípios, que os repasses atuais dos executivos municipais para os legislativos respectivos giram, em média, 60% dos limites constitucionais.

É claro que as Câmaras, acrescidas de vereadores, vão pressionar os executivos por mais verba, já que os tetos máximos de repasse dos duodécimos não estão sendo atingidos. Quem paga o pato?

Eu, você... São dois pra eles, zero pra mim, zero pra você...

Oh!!! Povinho esperto esses tais vereadores... ou melhor dizendo...esses tais políticos brasileiros.

O pior disso tudo é ouvir eles dizerem em período de campanha que são candidatos “por amor ao povo, a cidade...por amor a obra”.

Eita mentira da “gota serena”...