quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pauta do Congresso Nacional: escândalos

Publicado: 16/04/09

Essa é muito boa. O tal deputado do Rio Grande do Norte, o patricinho Fábio Faria (PMN), deu uma declaração à imprensa no mínimo inusitada.

Tudo aconteceu porque veio à tona a notícia que o parlamentar levou as atrizes Kayky Brito, Sthefany Brito e Sâmara Felippo para o carnaval fora de época em Natal, assim como a namorada (na época) Adriana Galisteu, sogra e amigo para passeios internacionais, sendo todos os bilhetes aéreos pagos pela Viúva. Leia-se: nós contribuintes.

Com a cara mais lisa e bonitinha (e também ordinária) que ele tem, explicou a grande imprensa que a responsabilidade pelo ocorrido pertence aos seus assessores. Segundo ele, os detalhes dessa tarefa burocrática ficam a cargo do corpo técnico do seu gabinete.

Faria foi mais profundo ainda, apresentou sua bandeira de trabalho tendo como uma de suas “prioridades” como parlamentar “atuar com transparência e probidade”.

O que fez a presidência da Câmara? Nada, pra não mexer com todos.

Se o deputado Faria diz o que diz e fez o que fez, imagine você, caro blogauta, o que fazem os demais parlamentares que na calada da noite fretam aviões para amantes, desviam verbas em projetos culturais, negociam superfaturamento com empreiteiras e construtoras nas licitações para o governo?

Que país é este? Que dia-a-dia movimenta um alto índice de escândalos, corrupções e desmandos na gestão pública?

Tudo isso que está ocorrendo no Congresso Nacional e vindo a publico para conhecimento da sociedade, só pode mesmo ser um filme de ficção.
É muito kafkiana, surrealista, pra lá de pós-moderno, contemporâneo ou qualquer coisa do gênero. Shakespeare perde longe. Não tem Nelson Rodrigues que dê conta de histórias tão absurdas e mortais.

Das duas uma: ou fazemos uma verdadeira limpeza em 2010 que renove o quadro político-ético-moral desse Congresso ou caminhamos para o abismo da inoperância na certeza que não teremos o amanhã para os nossos filhos e netos.