domingo, 18 de janeiro de 2009

Outdoor: a mídia preferida dos políticos

Foto: Blog Teresa Leonel

Parece mesmo que o marketing político veio para ficar e “nunca antes na história desse país” se usou e abusou tanto da propaganda externa como nos últimos tempos.

Entre tantas alternativas midiáticas a tabuleta do outdoor reina absoluta. A peça tem sido instrumento de relevância comunicacional de ex-candidatos, políticos atuais ou futuros postulantes ao cargo para fazer frente ao eleitor-alvo (ou não).

Demonstrando uma intimidade com o cenário urbano os outdoors políticos trazem temáticas diversas que vão desde os resultados de votações, participações beemmm longe em projetos sociais, educacionais ou na área de saúde, passando por agradecimentos de amigos que geralmente não assinam a peça.

Também existem as exceções. Uma delas, exposta na foto acima, traz um significado especial. Afinal, o senhor Julio Torres é fiador de toda população petrolinsense quando assume o compromisso (por escrito) de nunca esquecer os feitos (ou não) do ex-prefeito Odacy Amorim (PSB).

Com todas as mazelas da gestão Amorim vindo à baila, parece mesmo que Petrolina não vai esquecer as obras de um prefeito que tinha pressa em inaugurar e pouca calma para concluir.

Independentemente de qual seja o resultado a peça outdoor tem sido uma testemunha dos discursos não praticados por muitos políticos.

As tabuletas estão sendo instrumentos de uma comunicação direcionada que medem forças com outros meios de comunicação deixando de forma subliminar questionamentos a serem aprofundados.

E de outra maneira as peças também apresentam poder e demarcam territórios eleitorais para 2010 e 2012.

Quem votar, verá.