segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Lossio e Isaac: o começo de uma gestão

Todo começo de gestão é sempre muito difícil, sobretudo para governos que não são sucessores.

Cada um no seu quadrado, tanto Julio Lossio (PMDB-Petrolina) como Isaac Carvalho (PCdoB-Juazeiro/BA), tem um caminho a percorrer.

No entanto, o discurso é sempre o mesmo: Ausência de recursos, “estamos arrumando a casa”, “ta tudo muito complicado”, “não sabíamos disso, nem daquilo” e “não tivemos acesso a determinadas informações”.

Desconfianças à parte é preciso, sim, ficarmos em alerta. Afinal, em política o discurso de ontem serve perfeitamente para hoje.

Juazeiro até pode dizer que está vivendo momentos diferentes. Afinal, na bipolaridade entre Misael Aguilar (PMDB) e Josefe Bandeira (PT) a entrada de Isaac Carvalho mudou o cenário partidário.

Sim, partidário. Porque política brasileira na horizontal é tudo igual só muda os partidos e as figuras, mas o discurso é perpetuado.

Em Petrolina, com Lossio, não houve uma mudança de cenário e sim uma releitura de uma personificação política dos Coelhos. O que não quer dizer que não possa vir algo novo.

Na retórica de Juazeiro a ênfase é a mudança. Em Petrolina a visão é para “cuidar das pessoas”.

Como tudo ainda é muito recente, por via das dúvidas, melhor aguardar um pouco mais sobre os ajustes administrativos e as ações a serem empregadas nas duas gestões.

Dessa forma poderemos fazer uma melhor leitura das tendências futuras.

O resultado? As urnas de 2012 dirão.