sábado, 4 de outubro de 2008

Depois do debate a fritura do mediador


O que rola na cidade de Petrolina ainda é o ti-ti-ti sobre o mediador da TV Grande Rio no debate, realizado na quinta, 02/10/08, com os candidatos à prefeitura.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2004 a sofredora foi a TV São Francisco que trouxe um repórter experiente com nome em nível nacional e o coitado bobiou um bocado na hora de fazer perguntas e chamar o candidato pelo nome correto.

O desastre desse ano ficou com a TV Grande Rio que importou (de goela abaixo já que a indicação é determinada pela cabeça de rede) um profissional muito bom em termos de cobertura nacional, quando gravada, e que se perdeu na condução das perguntas e regras do debate.

Suas falhas foram visíveis aos telespectadores, inocentes do ponto de vista de conhecimento de técnicas de TV, mas conscientes de que o mediador estava perdido, tipo cego em tiroteio.

Com todo respeito ao repórter, isso é a prova cabal de que poderíamos ter contado com a participação de profissionais da casa, a exemplo da própria Wanda Torres que é um show em apresentação.

Sabemos também que a TV filiada tem que cumprir a risca a indicação da rede, no entanto, esperamos que o episódio sirva de exemplo para que a emissora reflita que cada cidade tem sua peculiaridade, suas características e que homogeneizar a formatação pode não o ser o melhor caminho para uma boa televisão.

Ta dado o recado.