terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pesquisa: 82% dos eleitores não confiam em promessas de campanha

Publicado em 12.08.2008, às 17h32 no site do JC Online

Com Informações da AMB

A maioria dos brasileiros acreditam que os políticos não cumprem as promessas de campanha, usam a política para o próbrio benefício e não são punidos quando cometem alguma fraude. Este é o resultado da pesquisa divulgada nesta terça-feira (12), pela pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Em todo o País, 85% das pessoas consultadas acha que os candidatos, quando eleitos, são os maiores beneficiados. No Nordeste, onde foram entrevistadas 400 pessoas, esse percentual é um pouco menor - 80%. Apenas 17% opinou que o processo eleitoral beneficia mais a população. O estudo também mostra que 34% dos entrevistados prefeririam não ir às urnas, caso o voto não fosse obrigatório.

Dos que se interessam pelo processo eleitoral, a maioria (97%) citou as propostas de governo como um dos principais fatores para a escolha do candidato. Os benefícios relacionados ao bairro onde moram fica em segundo lugar nesta lista de pontos que influenciam o voto. Nesta indicação, 76% informou que escolhe o candidato pela filiação partidária.

A pesquisa mostra ainda que 60% denunciariam casos de corrupção nas eleições. Indagados sobre a quem deveriam procurar para fazer a denúncia, 50% procurariam a Justiça Eleitoral, enquanto 18% iriam ao Ministério Público e outros 18% à Polícia.

Do total de entrevistados, 72% sabem que existe uma lei contra a compra de votos, embora a maioria (69%) desconheça a autoria – que é de iniciativa popular, o que é de conhecimento de apenas 31% dos entrevistados.

Entre os dias 27 de junho e 6 de julho de 2008, o Instituto Vox Populi entrevistou 1.502 pessoas maiores de 16 anos, de todos os estados do país. O resultado está dividido em três tópicos: eleições e política; corrupção eleitoral; e políticos e suas responsabilidades.

A Pesquisa está disponível no site da AMB.