sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Marketing político 1

A partir de hoje vamos fazer uma séria de notinhas e matérias sobre o marketing político (sem entrar em conceitos acadêmicos...) para melhor entender os tais elementos contribuintes de um processo eleitoral que fazem a diferença no período da campanha.

As estratégias de marketing político para agarrar os novos eleitores ou manter os velhos estão cada vez inovadoras e dignas do Primeiro Mundo.

Tem candidato em Juazeiro/BA, por exemplo, que fazendo uso das novas (nova em parte....) ferramentas tecnológicas, o Mobile Marketing, um tipo de mídia virtual via celular, em tempo “imediato”, executado por empresa especialista na área, consegue cancelar um evento em função de um fato inesperado, a morte de um parente, por exemplo.

O uso da mensagem via celular, atrelado a uma estratégia de “cancelamento emergencial boca-a-boca” facilita a vida dos assessores e dos pobres coitados que arrumaram a rua, casa, prepararam comes e bebes para o então candidato passar.

Os tempos são outros, a tecnologia também. O que faltam nesses novos tempos são os políticos sérios e comprometidos com a coletividade. O kit tecnológico facilitador da comunicação e das mensagens imediatas não traz esses elementos em anexos.