sábado, 26 de abril de 2008

Comentário veiculado em Época

Sobre o texto acima A síndorme da notícia ruim de Rute Aquino fiz este comentário que está na revista Época 26/04/2008 - 01:11 Edição nº 519.

Não apenas você mais alguns outros gatos pingados colegas de profissão têm esta mesma visão relatada tão bem em seu texto. Nossa reflexão sobre o Caso Isabella passa não apenas pela espetacularização que a mídia faz da tragédia, bem como o aproveitamento de alguns veículos da comoção nacional, mas, sobretudo das conseqüências danosas que a sociedade herdará após o desfecho (ou não) desse caso.

Seja o ele o resultado que for sairemos perdendo enquanto sociedade. Ficaremos cada vez mais reféns de uma mídia manipulativa e teatral. Uma mídia que força a barra exaustivamente sobre determinadas temáticas e esquece de outras. Afinal, quantas “Isabellas” não existem todos os dias neste país a fora? Passa por esta análise uma série de ausências da justiça, do Estado, da polícia, do controle de uma violência que está generalizada e banalizada, da impunidade reinante, do viver de forma psico-social singular, natural...

Buscamos respostas na pressão midiática para atender a essas demandas. As conseqüências disso? Ficaremos atrelados a este circo “noticioso” e passaremos a substituir o poder judiciário pela força do shownews. E a partir daí estaremos legitimando a grande imprensa representante da justiça social.

Nesse embate, a sociedade é totalmente perdedora.
Veja também no site da revista Época.