sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Quanto Lula ganhou por salvar Renan

Lendo este artigo do meu amigo Castilho (meu ex-vizinho de porta... lembro até o cheiro da comida de Sandra, sua esposa, e às vezes em que eu abria a janela da minha cozinha e dizia... se o cheiro tá bom desse jeito a degustação então...!!) fiz uma reflexão: como foi mesmo que eu votei na última eleição? Que decepção... esta sim é a maior tristeza minha e de milhares de brasileiro...
Ah! Castilho... mandei este artigo para o então ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu...

ARTIGO/OPINIÃO
Fernando Castilho
Do JC Negócios

Eu não sou da área política no Jornalismo, mas não dá para não escrever sobre como parte da Imprensa avaliou com certo romantismo as possibilidades de que o senador Renan Calheiros numa sessão secreta e com voto fechado.

Certo, podem dizer alguns, depois do fato acontecido é fácil fazer interpretação, mas façamos uma pergunta simples sobre o que aconteceu na última quarta-feira no plenário do Senado para perceber que as chances de Renan Calheiros ser cassado eram, de fato, muito pequenas:

O que o Governo Lula ganharia com a cassação de Renan Calheiros?

Antes da resposta é preciso esclarecer que estamos falando do Governo Lula da Silva que, como todos sabemos, subverteu todos os padrões de ética no Brasil a tal ponto de, hoje, ex-baluartes da moralidade e da resistência à Ditadura abrigados no Executivo se escudaram no biombo "o que o Governo Lula faz outros governos, também, fizeram".

Pois bem: façamos uma conta de padaria:

Cassando Renan, o Senado brasileiro (redivivo) estaria nas mãos da Oposição e, portanto, à frente do Governo. Aí vem a questão:

Isso interessa a Lula? Uma Oposição com o apoio das ruas, que derruba o presidente do Senado, e lava a alma da sociedade brasileira? O que o govenro de Lula ganharia com isso? No mínimo, um cenário em que o próximo alvo seria o próprio Lula. Ou alguém esquece o simbolismo midiático da derrubada de Renan Calheiros.

Então, senhores, é possível até imaginar os diálogos entre os lideres do PT:
- Renan, nós podemos salvar sua vida. Os nossos votos podem derrubar você, mas depois de você no chão, eles virão em cima de nós...

E Renan contra-argumentando...
-Mas isso é uma campanha da mídia golpista...

E um dos senadores porta-vozes do Governo cortando:
- Renan, nos poupe. Nós sabemos o que você fez. O que estamos tratando aqui é de resolver o problema que "você" criou para o Governo. Do "seu" problema de pensão alimentícia não resolvido que virou um problema político. É disso que estamos tratando. Então escute: Nós vamos lhe dar os votos para sua absolvição. Mas não vamos sujar as mãos votando a favor.

Vamos lhe dar seis votos de abstenção. E você, a partir de agora, nos deverá isso. E, por favor, não se mete mais em confusão.

E Renan, calado, ouvindo tudo sem ter o que responder.
Então, amigos, é compreensivo toda a indignação da nação e a revolta da sociedade, mas é preciso tirar o chapéu à verdade: cassar Renan Calheiros seria antecipar o confronto de uma oposição fortalecida com o próprio Lula.

Agora façamos a pergunta ao contrário. Com os números que Lula tem hoje. Com a economia crescendo como ela está. Com a força que a intervenção no Congresso lhe deu (depois de salvar a cabeça de Renan), Lula não iria aproveitar esse momento lindo?

Ou alguém acha que se a vitória fosse de Renan Calheiros ele sairia pela porta dos fundos do Senado como saiu, sem enfrentar a Imprensa?