quinta-feira, 14 de junho de 2007

O que está acontecendo com a nossa imprensa???

Primeiro parece que existe um agenda semelhante, igual, irmãs univitelinas para todos os veículos... isso inclui, é claro, tanto o texto como as fotos dos principais sites. Ontem, 13, em plena votação, sim ou não e talvez por que, no Congresso Nacional sobre a reforma política, o assunto principal de toda mídia nacional era ainda, basicamente, o tal relógio do presidente Bush (eita!! Quase dizia Bosch!) se foi roubado ou não (e olha que nem era um relógio chic, enh??), o irmão do presidente (isso é obvio) e a declaração fatídica da nossa dama-de-ferro, ministra do Turismo, Marta Suplicy para nós mortais que podemos pagar (mesmo em parcelas) passagens de aviões mas não podemos voar. Então, ela diz: "relaxe e goze". Aliás, falando sério, não sei quem dá mais declarações bombásticas se ela, Clodovil ou o próprio presidente Lula.

Nesta salada de pepino misturada com abacaxi a imprensa nem ficou a reboque de nada. Um exemplo disso foi o site da Uol que às 18h ainda dava a mesma manchete das 16h05 sobre a ministra: Marta se desculpa por "frase infeliz" e diz que não desdenhou população. E o Jornal do Commercio colocou no finalzinho da página “ Plenária vota hoje reforma política”. A postagem da matéria marcava o horário 9h26 quando já eram 18h48.

Ou seja, não tinha ninguém da equipe de Brasília para dizer o que estava ocorrendo? A pauta não era fundamental para o leitor/cidadão? Como podemos formar uma sociedade consciente dos conceitos, deveres e do exercício da cidadania se a própria imprensa que tem o papel primordial de informar e ser provedora de notícias não exerce suas funções?

Felizmente algo aconteceu de bom. O Estadão botou pra arrombar. Além da cobertura dos fatos, prestou um serviço aos leitores quando narrou resumidamente os pontos principais da reforma (vejam
http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/jun/13/283.htm) e as divergentes opiniões e posições dos nossos ilustres políticos. Mesmo que este assunto já tenha vindo à baila pela imprensa em outras oportunidades vale ressaltar que nunca é tarde para relembrar e refrescar a memória do leitor (e eleitor) sobre determinadas posições políticas, do momento, sobretudo na nossa democracia, já que nossos parlamentares mudam e oscilam de posição como quem troca de roupa todo dia.

E pensando que hoje, 14, a grande imprensa ia se redimir sobre a não cobertura de ontem, ledo engano. Vejam as manchetes dos principais jornais abaixo.