quinta-feira, 14 de junho de 2007

O Jornal Hoje não disse nada??

Isso já foi demais! Depois de um dia anterior cheio de bombas, mísseis, atentados violentos a nossa inteligência... Estou falando de Brasília (parte desse conflito no Congresso Nacional), o Jornal Hoje da TV Globo, de hoje, 14, não disse absolutamente nada sobre o `abafa o caso` ou `pula esta parte` do Conselho de Ética para contemplar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Também não falou nada sobre as novidades emocionantes do episódio Vavá, o irmã do presidente.
Gente, eu preciso entender. Quem pauta estas edições? Quem diz o que “vai sair”, “para quem vai sair”, “isso pode ou não sair”? Mudaram o conceito de imprensa e não avisaram ao público? Talvez porque estejam pensando que o público é a massa. (?)

Muitos intelectuais, acadêmicos aceitam a definição de “massa” que Herbert Blumer defende quando ele explica que a “massa é destituída das características de uma sociedade ou de uma comunidade. Não possui organização social, costumes, tradição, um corpo estabelecido de regras ou rituais, um conjunto organizado de sentimentos, nem qualquer estrutura de status-papéis ou liderança institucionalizada. Na verdade, é constituída por um agregado de indivíduos que se encontram separados, desligados e anônimos e, mesmo assim, formando um grupo homogêneo em termos de comportamento de massa que justamente por não resultar de regras ou expectativas preestabelecidas é espontâneo, inato e elementar” (Blumer, 1971).

Esta definição pode até explicar, não sei se justiça, até porque se temos opinião deixamos de ser massa. Se vamos votar, escolher e definir nossos governantes, não somos massa. Somos leitor, cidadão, eleitor.


Que a imprensa cumpra, sim, o seu papel de informar e não de omitir fatos extremamente relevantes para sociedade.