domingo, 22 de julho de 2007

A dupla dinâmica ACM e Roberto Marinho

(Foto site Uol)

Qualquer semelhança entre as duas fotos não é mera coincidência. Afinal, temos que entender que a propaganda, a publicidade e a imprensa tomaram outros rumos a partir de Hitler e do seu ministro da comunicação, Herr Goebbels.

Seus exemplos de manipulação e poder fizeram muitas escolas. Seus ensinamentos formaram tantos outros ditadores de médio ou menor porte. A dupla dinâmica ACM e Roberto Marinho é um desses exemplos. Exageros à parte, o poder da comunicação que defini e domina qualquer que seja a informação na Bahia está totalmente centrada neste “governo” criado pelo então senador Antônio Carlos Magalhães.

Hoje, há textos em jornais que além de adjetivar positivamente o perfil do então “herói baiano”, chegam mesmo a justificar a forma agressiva de ACM em fazer política com os chamados “avanços” da Bahia. É bom registrar que paralelos como esse poderiam ser feitos em relação a economia alemã na época de Hitler. Trazendo isso para nossa praia, em pleno Brasil da ditadura (apoiada pelo coronel urbano Antonio Carlos Magalhães) também houve focos de crescimento. Se assim o for, não interessa então os 'modus operandi' do chamado “Toninho Malvadeza” para obter concessões, verbas, empresas e poder. O que interessa é que o povo baiano está chorando (e a mídia alimenta isso) porque perdeu um desbravador que amou a Bahia acima de todas as coisas e inclusive passando por cima de todas as regras básicas de convivência humana.

A pouca memória do povo brasileiro, baiano, muitas vezes tem a ver com o pouco esforço da mídia na divulgação e realimentação das informações para não deixar apagar as marcas da nossa história (ainda tão recente). Na medida em que trazemos este passado à baila, muitos que não sabiam ficam conhecedores. Muitos que viveram na pele o “mandonismo” político de coronéis e militares na época da ditadura e pós-ditadura trazem na memória estes fatos que mancharam a nossa história.

No entanto, é através desse recontar os fatos que podemos avivar a memória de muitos e continuar lutando para tornar este país, verdadeiramente, uma democracia.