terça-feira, 21 de setembro de 2010

Paixão pelo cinema X livros 2 | O Leitor

Na Alemanha pós 2ª guerra mundial, uma história de amor começa pontuada por uma paixão onde idade e tempo não importam. Michael (vivido por David Kross, quando mais jovem, e por Ralph Fiennes, como mais velho) tem 15 anos e conhece Hanna (Kate Winslet) 21 anos mais velha.

Nasce uma relação entre os dois, marcada pela descoberta do sexo e da literatura. Ao longo de meses o casal repete o ritual de banho, leitura e sexo. Repentinamente Hanna desaparece. Oito anos depois, ele (estudante de direito) a encontra em meio a um julgamento de mulheres que trabalharam no campo nazista de exterminio de judeus. O 1º amor de um homem ficou marcado pelo resto da vida...sempre um passado a esconder e a lembrar.

O Leitor nos leva a refletir sobre a vida, o amor, a vergonha e a piedade.







- Do diretor dos aclamados Billy Elliot e As Horas, Stephen Daldry.

- O Leitor é o livro alemão mais aclamado desde O Perfume e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

- Autor do livro: Bernhard Schlink

*Premiações

- Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Kate Winslet), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

- Ganhou o BAFTA de Melhor Atriz (Kate Winslet), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

*Curiosidades

- A 1ª opção do diretor Stephen Daldry para a personagem Hanna Schmitz era Kate Winslet, que não pôde aceitá-la devido a conflitos de agenda com Foi Apenas um Sonho (2008).

- Nicole Kidman foi então contratada para o papel, com o início das filmagens sendo adiado devido às filmagens de Austrália (2008). Entretanto Kidman teve que desistir do papel, devido à sua gravidez.

- Juliette Binoche esteve cotada para interpretar Hanna Schmitz.

- Após este atraso Kate Winslet já estava disponível para as filmagens e, com isso, acertou sua presença no filme.

- As filmagens ocorreram entre 2 de março e julho de 2008.

- Os produtores Sydney Pollack e Anthony Minghella faleceram antes da conclusão de O Leitor.

- O orçamento de O Leitor foi de US$ 32 milhões.

_____________________

* Ficha técnica
Genero: Drama
Duração: 123 min.
Origem: EUA, Alemanha
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare, Bernhard Schlink
Produção: Imagem Filmes
Ano: 2009


PS. Amo esse ator e essa atriz. Acho um par perfeito para uma história de amor.Vale a pena ler de novo e ver o filme (DVD) de novo...