terça-feira, 21 de abril de 2009

Gonzaga Patriota e o discurso de todo político


Na entrevista que o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) concedeu ontem, 20/04/09, a uma rádio na região, deu pra entender que ele perdeu sim a eleição para prefeito de Petrolina em 2008, mas continua com o discurso enfático e empolgante de quem ainda não pendurou as chuteiras quando o assunto é política eleitoral para 2010/2012.

Parece que o deputado tem muita terra batida nesse Sertão a fora pra ser conhecida e muita retórica de mudança a ser cantada e falada pra eleitor nenhum botar defeito (pelo menos em discurso).

Sem querer fazer julgamento dos quase 4 meses do governo Lossio (PMDB-PE) e ao mesmo tempo apimentando com comentários tangenciais, Patriota deixou a porta entreaberta para Fernando Bezerra Coelho diante da possibilidade do mesmo sair candidato ao Senado pelo PSB e foi seguro quando defendeu e levantou a bandeira por mais vereadores nas câmaras municipais.

“Quanto mais vereadores mais representação do povo na câmara”, diz heroicamente como se isso fosse a melhor solução para os problemas administrativos/políticos/sociais nos municípios.

Defendendo a proposta de mais "cadeiras" na Câmara, Gonzaga explica que não haveria aumento de verba destinada para este fim.

No entanto, o deputado esqueceu por completo que as consequências dessa mudança não passam apenas por gastos com os vereadores, mas pelo trabalho exaustivo que os eleitores teriam em fiscalizar os tais representantes municipais que excetuando nomes de ruas e homenagens a defuntos, pouco ou quase nada fazem em termos de projetos comunitários.

A questão é: Os vereadores estão de fato representando o povo?

O deputado parece também esquecer que a sociedade está querendo discutir é uma ampla reforma política (e não apenas eleitoral) que passe por novas regras de atuação dos políticos partidários que contemple de fato e de direito o papel do parlamentar na comunidade em prol, unicamente, da sociedade e não dos interesses pessoais.

Do modo como o eleitor hoje percebe esses representantes, se o deputado Gonzaga levantasse a bandeira da moralidade parlamentar, possivelmente ele teria grande chance de ser ovacionado como baluarte da ética e moral política, tão necessárias e urgentes para este país.

Afinal, não é o aumento de vereadores que vai garantir uma melhor representação do povo na Câmara e sim a qualidade/atuação do trabalho desses parlamentares em desenvolver projetos que contemplem a coletividade.

Isso sim, faria toda a diferença. Vale anotar o recado.