terça-feira, 31 de março de 2009

Em defesa do diploma

Jornalistas realizam ato pelo diploma em frente ao TRF, nesta terça-feira Jornalistas e dirigentes do Sindicato dos Jornalistas de Pernambueo e da FENAJ realizam ato público, nesta terça-feira (31/03), das 9 às 12 horas, diante da sede do Tribunal Regional Federal (TRF), no Cais do Apolo, manifestando a defesa do diploma em Jornalismo para o exercício qualificado, ético e livre no Brasil.

Os jornalistas distribuirão com servidores e profissionais do Direito e com a população um manifesto que ressalta a importância para a sociedade de receber informação qualifica, apurada por profissionais capacitados e com formação teórica, técnica e ética. O manifesto ressalta, também, a pesquisa do Instituto Sensus que revela que 74,3% dos brasileiros são favoráveis à exigência do diploma de Jornalismo.

O SinjoPE e a FENAJ contam com a participação dos jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, centrais e sindicatos, organizações e representantes sociais e da população em frente ao TRF.

À tarde, dirigentes sindicais visitarão as redações de TVs, jornais e rádios para panfletar, falar aos jornalistas e mobilizá-los para acompanhar o julgamento do recurso do Ministério Público Federal/Sindicato das Empresas de Rádio e TV de São Paulo contra a exigência do diploma pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (01/04), em Brasília.

Na tarde do julgamento, haverá uma vigília no SinjoPE e outra de estudantes e professores na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A defesa da regulamentação e da formação em Jornalismo para o exercício ético, com qualidade, responsável e democrático é mais que uma tarefa corporativa, é também um interesse da sociedade, para preservar a credibilidade, a liberdade e a independência do profissional, até mesmo para negar-se a cumprir pautas que firam a sua consciência e os interesses da população. Só o mérito e a formação asseguram o acesso democrático à profissão. Esses são primados do bom jornalismo.

Às vésperas do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do recurso nº 511961, o SinjoPE e a FENAJ convocam a categoria para mobilizar-se em defesa da nossa regulamentação profissional.

Jamais houve ataque e ameaças tão grandes ao exercício independente, ético, responsável, de qualidade e democrático do jornalismo no Brasil. A regulamentação da profissão (decreto nº 972/69 e emendas) só trouxe seriedade e credibilidade ao trabalho jornalístico e só o mérito e a formação podem assegurar o acesso democrático à profissão.

SinjoPE e FENAJ ressaltam a crença na necessidade da formação e do conhecimento para o exercício do Jornalismo e a convicção de que o STF saberá respeitar o direito à organização profissional do trabalho jornalístico e o direito da sociedade brasileiro de acessar e receber jornalismo com crédito e lisura.

A regulamentação dos jornalistas brasileiros é resultado de uma luta iniciada há 100 anos, que levou à fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Para a FENAJ e seus Sindicatos, a regulamentação representou um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática.

A sociedade já disse o que quer: jornalista com diploma. A pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, em setembro de 2008, em todo País, mostrou que a maciça maioria do povo - 74,3% dos brasileiros - compreende e quer profissionais jornalistas com formação, por isso é a favor da exigência do diploma em Jornalismo.