segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Por que a eleição municipal virou barganha?


É a chamada globalização da política. A eleição municipal deveria ser de exclusividade dos munícipes e em prol dos mesmos. Afinal, a preocupação do cidadão que paga os tributos à prefeitura é saber se os impostos são usados em benefícios da comunidade, do seu bairro, do município.

É pra isso que se elege um prefeito. Simples, não?

Engano nosso. Como a eleição é local, mas o jogo político é estadual/nacional com visão futurista para o próximo pleito a fatura para o município chega mais cedo.

E de que forma? Quem está no poder em nível de estado faz suas indicações para compor as secretarias e cargos tidos como “chave” que vão arregimentar os “soldados de campanha” para os próximos pleitos: 2010 e 2012.

Mas isso já acontece de agora? Por incrível que pareça, sim. E o que fazer em termos de projetos estruturadores para a cidade? Vai depender dessa composição.

É importante ressaltar que a barganha não é um privilegio do partido X ou Y. Até porque as funções partidárias estão misturadas quando há interesses em comum. E em termos ideológicos há muito tempo (e que tempo...) as bandeiras dos partidos já foram queimadas e nem as cinzas ficaram pra fazer a história.

É nesse momento que radicais xiitas defendem com unhas e dentes os seus cargos eleitorais num duelo de titãs com os conservadores de Maomé que barganham espaço na composição do governo atual mesmo sendo da gestão anterior. Isso não faz diferença.

Assim, vai se costurando e alinhavando o circo municipal que a depender da resistência da lona pode rasgar em menos de um ano. Para o acabamento são chamadas algumas figuras midiáticas ou da própria imprensa que se deixam envolver pelas cifras a receber ou pelo status na sociedade ou pelas duas coisas, desde que não percam o poder.

A geografia do voto municipal está para o cenário nacional assim como os cargos políticos estão no grau de importância elevado para compor o tal projeto de governabilidade local e estadual.

Globalizar a política (municipal) é também individualizar os ganhos e socializar as perdas. O que isso tudo tem a ver com Petrolina/PE e Juazeiro/BA?

Nas eleições de 2010 e 2012 todos vão saber.