segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fato novo: mudanças no rumo da campanha


Longe de fazer uma análise mais profunda de todo o percurso eleitoral, é preciso pontuar alguns itens que podem ter contribuído para o resultado das urnas em Petrolina:

- o desgaste da convenção do partido PSB (o bate-chapa);
- arrogância na postura do então candidato Gonzaga Patriota;
- ausência do apoio de Fernando Bezerra Coelho;
- nada a declarar de concreto do aprendiz de política, Julio Lossio.

Tudo isso junto a uma estratégia marketeira mal pontuada pode ter contribuído, e muito, para o resultado do pleito. No entanto, um elemento dissonante no cenário eleitoral foi apresentando ao eleitor uma semana antes da votação: o outdoor “Odacy, eu gostaria de votar em você!”

Do ponto de vista publicitário a peça foi um elemento exaltador, revolucionário, singular, mas de um impacto incalculável, no primeiro momento. Tudo foi pensando estrategicamente: o ponto de exposição (Av. Ângelo Sampaio); os elementos semióticos, sobretudo às cores, e o tratamento aplicado ao texto.

Pode-se dizer que este fato novo remexeu o ego de muitos eleitores a ponto de se fazer uma nova leitura sobre o cenário político. Pessoas indecisas, machucadas, chateadas... absolveram a ação como resposta as suas ansiedades e se conectaram a linha de comunicação estabelecida pela campanha de Julio Lossio. Este era o propósito.

A publicidade nesse contexto, especificamente a peça outdoor, foi de uma “sacada” inovadora que trouxe à baila um novo desenho sobre o que poderia ser o resultado das urnas. E o que de fato se concretizou através dos votos brancos e nulos.

Em toda eleição, podemos fazer projeções, estratégias e caminhos que levem a vitória. No entanto, algumas coisas são primordiais na trajetória da campanha: uma imagem aglutinadora, um histórico pessoal ilibado, pouco ou quase nenhum conflito no inicio da campanha e uma caminhada segura durante todo o percurso.

Com tudo isso nada garante o conquista do pleito, no entanto aumenta as possibilidades. Agora, um fato novo numa reta final de campanha, pode e faz uma grande diferença nas urnas. A prova disso foi a margem de votos que separou o 1º lugar, Julio Lossio, 73.252, (59,54%) do 2º candidato, Gonzaga Patriota, 46.752, (38,0%).

Depois do processo é bom fazer uma reflexão. Afinal, as eleições acontecem de 2 em 2 anos.