terça-feira, 23 de setembro de 2008

Marketing político na reta final



Faltando pouco mais de 15 dias para o pleito, o cenário da campanha eleitoral dá o tom da mesmice. Baixaria no lugar de propostas, imagens repetidas de fatos isolados no lugar de trabalho a ser executado, discurso de culpabilidade para uns e amigos de berçário do presidente Lula, para outros.

O que é mesmo que os tais guias eleitorais para prefeito conseguem passar de mensagens para o eleitor? Sobretudo agora, na reta final?

Até mesmo uma criança do Ensino Fundamental, sem entender de técnicas de edição de imagens e texto, pode perceber a semelhança na formatação dos programas eleitorais de todos os candidatos.

Um personagem “ator” fazendo o papel de um ancora e apresentando diante das câmaras os benefícios do seu produto que é o candidato. Impostação de voz, gestos manuais semelhantes a jornalistas que apresentam uma revista eletrônica, olhar “seguro” diante do TP (teleprompt), figurino adequado e maquiagem impecável.

Na outra ponta os clips. Pessoas nas ruas, gesticulando, mostrando com as mãos o número do candidato, algumas imagens em câmara lenta, “o produto no meio do povo” abraçando velhinhas e crianças, beijando senhoras, mostrando a camisa e o rosto suados, em cima de cavalo, na carroça, na moto... O tom principal do clip: o testemunho do chamado “povo”.

O que temos de diferente em relação às campanhas anteriores? O que de fato os candidatos apresentam como projeto de governo?

Hegemonia, unidade, companheirismo e ideologia não fazem parte das campanhas, dos partidos e dos candidatos. Tanto faz estar no PT ou PCdoB, ou PDT, ou DEM, ou PSDB, PSB... o partido já era. Hoje o personagem candidato é muito maior do que agremiação.

Os conceitos ideológicos da política desceram de ralo abaixo e as proposições tão ventiladas pelos candidatos no inicio da campanha, morreram no meio do caminho.

Afinal, o poder é para poucos e aquele que melhor se sair como produto vendável chegará ao ápice: a gestão municipal.

Finalmente, estamos falando de política municipal ou de propaganda de creme dental veiculada na TV?

Com a voz os tais candidatos!