domingo, 31 de agosto de 2008

Por que o Recife fede tanto? Parte 1

Foto: O Globo Thumbnail


A orla mais linda do Nordeste, o histórico Bairro do Recife, uma beleza misturada entre a arquitetura colonial e a pós moderna, a consolidação da terra dos mascates, uma cidade bela e aconchegante...

Foi assim que desenhei minha cidade Recife para meus alunos de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia que saíram do campus III em Juazeiro para fazer uma pesquisa nos veículos de comunicação na capital pernambucana.

A minha paixão era tão exacerbada que contagiava todos. Embora o desafeto entre baianos e pernambucanos fosse relembrado em quase todos os 836 km de distancia, a expectativa de encontrar a tão maravilhosa “Veneza brasileira” era maior que as diferenças.

Nem bem chegamos, passamos pelos Coelhos e podemos ver o descuido com o bairro. Ao entrarmos na Rua da Aurora.. ah! Aurora... Antes, registro obrigatório dos clics fotográficos, hoje, uma decepção de paisagem.

O hotel, às margens do tradicional Rio Capibaribe, não poderia ser diferente. A fedentina entrava por nossas narinas sem pedir licença. Diante da vista cinematográfica o comentário não poderia ser outro: “Poxa, como esta cidade fede”.

O espanto dos alunos chegava mesmo a incomodar. Como entender um rio lindo como aquele cheio de lodo as margens da sacada, e muito lixo nadando sem direção. A cena era tão cruel que se parecia ouvir o clamor de ‘socorro’ do Capibaribe aos visitantes.

E não poderia falta à piada, professora, este é o seu Recife?