segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Políticos gastam o dinheiro do povo

Já faz um tempinho que este blog traz à baila, vez ou outra, a questão do gasto público com representantes do povo. Ontem (10/08/08), o Jornal do Commercio ouviu o advogado José Paulo Cavalcanti (ver matéria abaixo) cujo relato diz que a existência da figura do vereador é praticamente um “privilégio” do nosso país.

Cavalcanti ressaltou que na “grande maioria dos países, a figura do legislador municipal inexiste. Em seu lugar, há os chamados “conselhos de cidadãos”, formados por representantes das comunidades e bairros, que geralmente trabalham sem remuneração ou ônus para os cofres públicos”. Igualzinho ao Brasil, não é mesmo??????

Felizmente nem tudo está perdido. Afinal, a mídia está debatendo a temática. Sites e grandes jornais em nível nacional e também as rádios estão mexendo numa ferida que machuca o nosso bolso. As casas de vereadores, em nível geral, estão camufladas de falcatruas, desvios de verbas, uso e abuso do poder além de “enganação” velada.

O que precisamos de fato é realizar a tal “Reforma Política” (que não seja eleitoreira) para conquistarmos um país livre e justo na questão dos gastos públicos. Políticos que sejam comprometidos com a coletividade e não com grupos ou com a individualidade.

Pessoas que tenham seus salários em função da sua atividade e que disponham um tempo para trabalhar em prol da sociedade.

Com a reforma não teremos, então, gastos de gabinetes, verbas extras, auxílios diversos, indicações de parentes e muito menos "trem da alegria" (contratação sem concurso).

Será que teremos algum candidato?????????????????