sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Do blog Multiciências

Caros Colegas e alunos,

Nos últimos dias, professores, jornalistas, colegas e egressos do curso de Comunicação Social problematizaram a necessidade da formação para o exercício do profissional jornalista. Entende-se qe o jornalismo é um campo de conhecimento e o profissional deste campo opera nos processos de significação do mundo e de mediação discursiva, além do próprio jornalismo ser um elemento essencial para a democracia e está presente em processos históricos que consolidaram a construção da nação, cidadania, etc.

Como compreendemos que é necessário discutir e problematizar o campo do jornalismo, a Agência MultiCiência promoverá um debate público - ora no campo virtual - sobre a necessidade de assegurar a formação inerente à profissão do jornalista como ator social importante na sociedade contemporânea.

Este debate começou com o artigo de Jean Carlos e continua, hoje, com o artigo de Muniz Sodré, no qual ele afirma:

"..Eventuais descaminhos não podem elidir a evidência de que a imprensa brasileira, por exemplo, jamais deixou, em seus 200 anos de existência, de estar presente, como parte essencial, nas causas que ajudaram a dar à nação a sua face atual – a abolição da escravatura (de cuja campanha participou a maioria dos jornais provinciais) e a criação da República. O jornalismo, no Brasil e no resto do mundo, reflete as questões públicas decisivas para os rumos da nação.
(..) Informação não é mero produto, nem serviço: é o próprio solo da sociedade em que vivemos, é o campo onde joga o cidadão".

Para saber mais, acesse o blog Multiciência e confira também a produção dos alunos do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios.

No blog, voce pode conferir a crítica teatral feita por Luis Osete sobre o espetáculo O Reencontro de Palhaços no Salão, exibido no Aldeia do Velho Chico...

Abraços e sejam bem-vindos ao MultiCiência.

Redação MultiCiência
Prof. Andréa Cristiana