quinta-feira, 10 de julho de 2008

Quando as celebridades midiáticas viram políticos

Cartaz show Gretchen

Faz quase dois meses que este blog abordou a temática sobre celebridades midiáticas, conhecidas no mundo dos fuxicos e disse-me-disse dos programas de TV, revistas e sites de entretenimentos, que desejam entrar na arena política brasileira como representantes dos “anseios de um povo”.

O blog foi específico em relação a cantora Gretchen, que hoje concorre pelo PPS à prefeitura de Itamaracá em Pernambuco e a ex-BBB, aprendiz de modelo e então cabeleira Pink, que lançou sua campanha, cor-de-rosa, à Câmara de Vereadores do Recife pelo DEM e está nas ruas se apresentando como alternativa eleitoral.

A temática vem à baila novamente (e não é pra menos) quando percebemos que alguma coisa está totalmente fora do eixo.

Considerando que estamos vivendo um momento político ímpar, onde pouco ou quase nada de veracidade, honestidade e decência são encontradas em nossos políticos, ainda assim, é espantoso as tais alternativas e/ou opções de candidatos (se assim queremos dizer) que estão sendo apresentados ao eleitor como mudanças para as Câmaras e Prefeituras das cidades.

Não há debate político, mas há show musical. O exemplo da cantora Gretchen é um deles. Para comemorar seus 30 anos de “musicalidade” a então candidata a prefeitura de Itamaracá fará um show especial para seus eleitores neste sábado (12) na boate GLS Metrópole, no Recife.

Exercitando uma forma especial de fazer política, a rainha do rebolado vai juntar cachaça, parlamentares e um público votante num só espaço.

Imagine então, depois de registrar o bum-bum-bum da “futura prefeita”, correr para chorar as mágoas com a fossa de Reginaldo Rossi, candidato pelo PDT a vereador em Jaboatão dos Guararapes (maior colégio eleitoral em Pernambuco, depois do Recife), que também canta seu “garçon” para sua platéia de eleitores.

Neste cenário, nada interessante, a mídia passa meio adormecida quando se trata de instigar o debate. Afinal, este é o momento do eleitor saber (novamente) o que faz um vereador. O papel ativo da Câmara Municipal. A função do vereador, a relação com a comunidade e o conjunto de ações que devem ser implantadas junto ao prefeito a partir do exercício dessa função.
O que faz o prefeito? Quais as suas atribuições? A relação do prefeito com os governos estadual e federal.

Todas essas temáticas devem ser abordadas exaustivamente pela mídia neste período para que o eleitor faça um juízo de valor sobre o pleito e possa decidir de forma racional o seu voto.

De outro modo, estaremos legitimando apenas personalidades midiáticas para assumirem funções publicas das quais, muitas delas, não têm capacidade de gerir com presteza e conhecimento.

A mídia é sim, co-responsável por este processo. Cabe a ela estimular esse debate.