sexta-feira, 11 de abril de 2008

Quanto vale o seu voto? Parte 1


Em ano eleitoral há sempre questionamentos sobre a importância do voto, o uso do voto como barganha para cargos, negócios e troca de favores. Também em ano eleitoral, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, está sempre divulgando campanhas explicativas sobre como votar e a relevância do voto para o exercício da democracia.

Vale ressaltar, também, que o cenário político nacional e regional deixa o eleitor sempre com uma pulga atrás da orelha. Como votar? Em quem podemos acreditar? O que faz um candidato ser diferente do outro? Quem garante que o candidato não seja (ou já é) corrupto? Use e abuse do poder em beneficio próprio ou dos seus protegidos?

A mistura de inconformismo e contestação faz do eleitor um agente secreto da mudança. Afinal, está em suas mãos o rumo do município, do estado e da federação. Ele votará e elegerá o representante do povo. Tudo isso de forma democrática e legitima. Cabe ao candidato, ou pelo menos deveria caber, exercer seu mandato em prol da coletividade. Até porque foi com este propósito que ele “fez campanhas” (pelo menos é o que eles dizem....) e desenhou sua plataforma. Visitou comunidades, participou de debates, expôs sua vida privada para que todos possam o conhecer sem mascaras.

E quais os critérios para escolher este candidato?

Que tal, verificar num primeiro momento o seu passado? Seu discurso de ontem e de hoje. Se ele honra na prática o que diz na teoria. Há coerência? Qual a sua história profissional, em família, com amigos? É preciso, ainda, perceber se ele está sempre visitado a comunidade independentemente de eleição ou não, se de fato ele fez alguma coisa pela coletividade, se não está envolvido em caixa 2, 3, falcatruas, desvios de dinheiro público, negociatas, nepotismo, protecionismo...

No segundo momento é hora de analisar sua plataforma política. Propostas, projetos e ações que possam ser desenvolvidas para beneficiar o maior número possível de pessoas.

Agora entramos numa etapa complexa. Ninguém governa sozinho. E que tipo de coligação o seu candidato está envolvido? Quais os interesses dessas forças políticas? Que “projeto político” está sendo desenhado para esta e as outras eleições?

Depois de passar nessa peneira, resta saber se vai ter candidato pra gente votar. Alguém aí conhece algum??

Quanto vale o seu voto? Continua...