segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O que faremos com os candidatos na eleição de 2008?

Longe de querer resolver todas as questões politiqueiras dos partidos e candidatos, o eleitor de hoje é uma das peças mais preciosas para os políticos de amanhã.
Mesmo querendo entender a política regional, em especial, de Petrolina, é muito complicado para o eleitor desenhar o cenário local.

Afinal, os presidentes de associações estão envolvidos até o pescoço com os seus candidatos de área. Nos guetos ou currais nos quais eles praticam sua política estão contabilizados os endereços, ruas e títulos de eleitores do “votantes”. De posse desse arsenal, os “representantes de rua” barganham com os candidatos a prefeito ou mesmo vereadores o volume de troca e venda das mercadorias. Tudo pelo poder.

Numa outra ponta, os possíveis candidatos a prefeito parecem costurar suas estratégias para manutenção do coelhismo em Petrolina. Gonzaga Patriota (PSB) que há quatro anos foi a rua, a TV, ao rádio (aliás, rádio é algo que ele domina muito bem)... dizer que seria a única e melhor opção para prefeito desta cidade. Diante dessa possibilidade, os Coelhos se armam, saem da toca e vão as ruas também para conquistar voto a voto do eleitor.

Hoje, Gonzaga Patriota, por baixo do pano, ou melhor, por baixo da mesa, está passando o bastão e a espada e deve sair de forma “honrosa” da disputa. Ainda sem conhecer o que verdadeiramente existe por baixo da mesa, $$$, o eleitor vai se deparar com uma eleição pontuada. Isabel Cristina levantando a bandeira do PT, pra não dizer que não se falou de flores, o sargento Quirino com um discurso oposicionista cambaleando e o então prefeito Odacy Amorim com larga retaguarda dos Coelhos os quais apenas postergam um momento vindouro.

Como as águas do rio não param... muita coisa ainda vem à tona para espanto do eleitor e da sociedade em geral. Por muito que se mexe... e mexe... alguma coisa não está cheirando muito bem. É bom o eleitor ficar atento.