domingo, 18 de novembro de 2007

País sem comando e sem oposição: nojeira constituída


Alguma coisa está fora da ordem neste país. E aqui a ordem tem o sentido de equilíbrio social, de conduta e seriedade. Estamos vendo, mas não enxergamos e não damos conta do que está sendo debatido e apresentado em relação as negociações escandalosas do Governo para aprovação da CPMF.

São cargos e mais cargos colocados à mesa como dados em roletas de jogos de azar. Ganha quem mais barganha e quem mais podem pagar. É uma propina institucionalizada, legitimada e absolvida por todos os pares e ímpares do Congresso Nacional. É a consolidação da impunidade, roubalheira e canalhice, para usar termos menos indelicados.

Em paralelo, deputados federais fazem reformas nas suítes dos apartamentos que moram de graça, pagos com o dinheiro do contribuinte, e “ajustam” também uma empreitada nos gabinetes parlamentares. A vergonha ronda o carpete azul e verde do Congresso onde até mesmo as formigas, baratas e ratos recebem regalias que nem a periferia de Brasília pode imaginar.

Ainda em paralelo e em surdina há uma trama de gaveta onde nossos representantes da Câmara de Deputados, não satisfeitos com as benesses do cargo público, estão trazendo à baila uma emenda constitucional que aumenta de 51.875 para 59.514 o número de vereadores no país. Ou seja, os 5.562 municípios do Brasil vão ganhar mais 7.639 cadeiras. Mais vereadores para ajustar e compor redutos eleitorais para nossos deputados federais e aumentar o gasto do município para manter estes representantes de si mesmo....oh! do povo (?).

Quanto a esta manobra, arquitetada pelos nobres deputados, pouco ou quase nada está sendo investigado e apurado pelos jornalistas que disputam espaços com as formigas do Planalto atrás da mesma agenda do Governo.

Por muito menos... por muito menos a tão famosa oposição na verdadeira era petista (época em que FHC estava no poder, por exemplo) já tinha derrubado este cenário... já tinha partido pra luta...com bandeiras, gritos de guerra, deputados e senadores comprometidos (pelo menos se passavam como tal) com a real democracia estavam marchando de mãos dadas com estudantes, trabalhadores, sindicalistas, ONGs, MST e tantas outras instituições e associações que lutavam por uma sociedade mais justa e igualitária (com toda nostalgia que se tem direito...)

Cadê esse exército?

A nojeira está constituída neste país e pouco se pode fazer diante da falta de oposição combativa, impetuosa, guerreira, brava, enfática... pouco se pode fazer na ausência de uma imprensa instigante, provocativa e motivada a debater assuntos que estão ligados totalmente ao processo de redemocratização deste país. Onde está esta imprensa??

O grande questionamento é: verdadeiramente avançamos no processo de redemocratização? Em que condições?