segunda-feira, 30 de julho de 2007

Cansei! Estamos mudando este país? PARTE 1

Encabeçado por uma instituição de classe, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, começou na nesta sexta-feira, 27, a campanha Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, cujo título, Cansei, retrata uma indignação que já existia mas que foi deflagrada depois do dia 17 de julho. O nosso 11 de setembro de 2001 tem uma outra data. O vídeo de 30” (postado neste blog) tem um grito calado onde o exercício da palvavra está abafado e ao mesmo tempo exposto nas placas dos personagens, bem a cara do Brasil, que mostram cenas de uma realidade que aos olhos da população sofrida precisa ser mudada. Em off, o locutor encerra conclamando a todos que estão indignados a pararem durante um minuto no dia 17 de agosto, às 13 horas.

De acordo com o blog do movimento, http://blog.cansei.com.br/, não se trata de um ato político partidário mas de uma manifestação do povo, pelo exercicio da cidadania e por amor ao Brasil. Junto com a OAB/SP há várias entidades de classes como ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV), CREA, Conaje, Conselho Regional de Medicina, FEBRABAN, Grupo de Mídia, entre outras categorias de trabalhadores, eleitores, cidadões...

Paralelo a este movimento, nasce também o protesto do “inventismo” de determinados grupos que trazem à baila o terrorismo de 1964. A volta do Golpe de Estado, a perda dos nossos direitos conquistados e o agito de que movimentos como estes estão ligados ao PSDB e Democratas (parece até que os profissionais políticos desses partidos que são inábeis em fazer oposição podem mesmo mexer com a população).

Assim, estamos caminhando. Só não sabemos bem para onde.

E a mídia neste contexto? Perdida. Totalmente perdida. Apenas cobrindo fatos do dia-a-dia. Afinal, o factual é a agenda. Numa análise menos desastrosa podemos citar algumas notas aqui outras ali, um debate provocante com algumas referências do nosso jornalismo, mas que só acontece na madrugada, o Observatório da Imprensa, incansável em fazer uma análise da própria mídia e alguns textos que navegam pela internet.

Realmente, parece mesmo que perdemos o horizonte do inimigo comum. E quem é nosso inimigo comum? Contra quem estamos lutando? O governo que elegemos a duras penas? Um Congresso Nacional desalinhado? Um governo que veio das bases e não se achou? Estamos lutando contra empresas que não sabem administrar o caos? Ou lutamos contra agências reguladoras que têm um bando de incompetentes (indicados por políticos) na direção?

Contra quem estamos lutando? Quem é o inimigo comum a todos?

O preocupante é que estamos tão perdidos, sociedade e imprensa, que qualquer que seja o movimento de indignação que aflore não sabemos de que lado podemos estar. Porque o mesmo jogador do bem de hoje, pode ser o gladiador do mal amanhã.