sexta-feira, 6 de julho de 2007

O Senado brasileiro é paladino da moral?

A Mesa Diretora do Senado Federal, ali... no Congresso em Brasília, sim... é isso mesmo que você está pensando, aquela área onde a Secretaria de Limpeza Urbana não recolheu o lixo dos esgotos, quer desqualificar o estudo elaborado pela ONG Transparência Brasil em que comparam valores destinados em Orçamento aos Legislativo nacionais de doze países. Relembrando alguns dados desse estudo (material foi publicada aqui neste blog) o Congresso Brasileiro gasta R$ 11.545,04 por minuto com os 513 deputados e 81 senadores.

Pelos padrões europeus de gasto parlamentar este orçamento poderia manter o mandato de 2.556 integrantes. A pesquisa da Transparência Brasil comparou o orçamento do Congresso brasileiro com os da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Portugal. De acordo a Transparência Brasil em 2007 o Brasil destinou para a manutenção do mandato de cada um de seus 594 parlamentares federais quase quatro vezes a média do gasto dos parlamentos europeus e do canadense. Na pesquisa, o Congresso brasileiro é o mais caro por habitante perdendo apenas para o Congresso dos Estados Unidos, mas ainda assim pesa menos no bolso de cada cidadão do país (EUA).

Pois não é que os nossos paladinos da moral (faz-me rir!!) dizem não concordar com o estudo e ainda posam de injustiçados pelos números! Não é trágico porque é cômico. Quem são estes baluartes da verdade que se dizem indignados com o resultado da pesquisa? Por acaso, seriam os mesmos (pares) que estão acobertando o caso Renangate?

Caro leitor/eleitor é preciso entender que são através de instituições fortes e de credibilidade como p Ministério Público, Transparência Brasil, Observatório da Imprensa e tantos outros que se pode fazer uma verdadeira transformação na nossa sociedade e que uma nova democracia nasça desse contexto, desse novo olhar, dessa nova reflexão.

Segue abaixo a resposta da Transparência Brasil aos nossos ma-ra-vi-lho-sos representantes.