sábado, 14 de julho de 2007

Ninguém sabe fazer oposição neste país?


Fazer oposição não é mesmo pra qualquer um. O PT reinou durante décadas nesta função e se saiu muito bem em vários momentos. Depois dele o PSOL (sobra de alguns antigos petistas) faz uma coisinha aqui e ali. Os demais partidos que sempre tiveram no poder ou junto dele ou em prol dele ou mamando nele não conseguem montar estratégias, afinar discursos e pegar um gancho nas falhas do atual governo para se posicionar como uma verdadeira oposição.

Um exemplo disso está no Senado Federal. A brincadeira de gato e rato parece mesmo coisa de desenho animado, ou melhor, terror animado. Estamos a poucos dias da tão esperada férias parlamentar, recesso este pago com o nosso dinheiro e afinal, do jeito que o Congresso trabalha dia e noite é mais do que justa essas férias remunerada e o descanso para esses homens do bem (que nojo!!!). Então... faltando poucos dias para essa parada básica a mídia e a própria oposição não fizeram nenhuma reflexão sobre o desempenho do Congresso Nacional no primeiro semestre de 2007.

Os resultados das sessões deliberativas, a pauta do dia, tudo parado. E a votação da reforma política, que está mais pra reforma eleitoral do que política? Nada acontece e estamos no meio do ano!!!

E os que bancam de oposição prometem fazer vigília na próxima terça-feira, 17, para garantir a realização da reunião da Mesa Diretora do Senado que vai decidir sobre a perícia da Polícia Federal nos documentos do senador Renan Calheiros (PMDB-AL)?

É brincadeira uma coisa dessa, gente! Se não sabem fazer oposição estudem, pesquisem. Peguem no baú da casa de vocês as revistinhas que o PT usava (na época áurea de lutas aguerridas... e não faz muito tempo, não, viu?) que contam de forma simples e direta como fazer uma boa oposição. A ousadia tem que começar já.

E a grande imprensa? Vai cobrir 24h apenas o PAN? Se assim o for, será semelhante ao período (maio/2007) em que o Papa Bento XVI esteve no Brasil e a grande imprensa (TV, Internet, jornais, revistas, rádios) se deteve quase que exclusivamente a mostrar dos aposentos até a água do banho da Sua Santidade passando pelo vinho, alimentação e tudo que estava relacionado ao Papa. Enquanto as redações disputavam entre si quem melhor fazia a cobertura e as novidades pitorescas sobre a visita, o Congresso na calada da tarde advogava em causa própria: reajustava seus salários em de 29,81%.

Do jeito que as coisas estão indo, onde nossa imprensa está muito mais comprometida com a espetacularização dos fatos do que mesmo com o relato deles e os nossos parlamentares estão mais preocupados em livrar suas caras do que exercer suas funções é desanimador uma honrosa saída para nossa sociedade.
Vamos fechar as portas desse país? Socorro! Precisamos de mudança. Hoje!