quarta-feira, 20 de junho de 2007

Vavá está sendo linchado mesmo?

Gente,

Tinha que postar no meu blog este editorial de Dines publicado no Observatório da Imprensa (link ao lado). Tem tudo a ver com os escândalos em série que estamos vivenciando a cada mês na gestão Lula o retorno. Penso eu que se estivéssemos na Inglaterra, por exemplo, cada uma dessas histórias verossímil já tinha virado filme.

VIVA OS ICONOCLASTAS
Vavá está sendo linchado mesmo?
Alberto Dines

São indispensáveis: sem os iconoclastas não há dissonâncias e sem dissonâncias não há diversidade nem controvérsia – nem democracia. O experiente Elio Gaspari procurou cumprir a sua função como jornalista independente na sua coluna de domingo, 17/6 (Folha de S.Paulo, pág A-6 e O Globo, pág.14 – ver abaixo), e contrariou o noticiário da grande imprensa no tocante ao irmão do presidente Lula. Afirmou enfaticamente que Genival Inácio da Silva, o Vavá, está sendo covardemente linchado apenas porque é irmão do presidente da República.

"Seu linchamento não busca o cidadão metido com vigaristas. Busca a jugular do irmão", escreveu. Mas investe com igual indignação contra o presidente que participa do linchamento ao desqualificar o cidadão Vavá como "lambari".

Como prova da sanha da imprensa lembra, o caso do Dossiê Vedoin e da demonização de Freud Godoy, assessor do presidente que "sequer foi indiciado". Significa que o indiciamento ou não indiciamento pela Polícia Federal vale como sentença final.
Irmãos ilustres

Pois na mesma página em que a coluna foi publicada na Folha está a seguinte notícia: "Relatório final da PF diz que Vavá teria praticado tráfico de influência".

Nos jornais do dia seguinte (segunda, 18/6):

** Estado de S.Paulo (pág. A-7): "Vavá e Morelli estão entre os 27 citados pelo Ministério Público por participação na máfia dos caça-níqueis"
** Folha (pág. A-6): "Procuradoria deve denunciar envolvidos na Xeque-Mate – supostas atividades de Vavá só serão investigadas se órgão pedir desmembramento"
** O Globo (pág. 8): "MP apresenta denúncia contra Vavá e Morelli – Relatório final da PF diz que irmão do presidente Lula cometeu crime de tráfico de influência"
Billy Carter (irmão do Nobel da Paz, Jimmy Carter) foi perseguido pela mídia americana (tanto conservadora como liberal) porque era um trapaceiro internacional. O irmão de José Sarney, Murilo, foi gozado nacionalmente porque era um aldrabão paroquial. Não consta que na Geórgia ou no Maranhão os iconoclastas de plantão tenham berrado que Billy e Murilo estavam sendo linchados por causa dos ilustres manos.