sexta-feira, 29 de junho de 2007

O congresso é um teatro ou um circo? Ou as duas coisas? Parte 1

Algumas coisas precisam ser bem explicadas neste pais. O dicionário do Aurélio diz que teatro é um “edifício onde se representam obras dramáticas, óperas etc. Um lugar onde se passa algum acontecimento memorável; palco”. Em relação ao circo, o Aurélio diz em uma das definições que é um “recinto circular, coberto, cercado de lona, todo desmontável, onde se realizam espetáculos de acrobacia, equitação, equilibrismo, palhaçadas, habilidades diversas, e cujos artistas formam um conjunto itinerante”.
Agora que sabemos esclarecidamente as duas definições precisamos apenas escolher qual delas tem tudo a ver com a cara do Congresso Nacional.
Sim, porque respeitavel público o espetáculo de ontem (28) do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) diante de uma plateia com alguns gatos pingados, em torno de 10 senadores, mas onde os holofotes da TV Senado pôde capitar imagens emocionantes é de fazer inveja a muitos roteiristas de novelas globais e também recordais.. (TV Record).
Não.. não! Não vamos dizer que não ficamos emocioanados com uma histórinha belissíma pra boi dormir, ou melhor, bezerrinho dormir, depois de tão comovente cena.
A interpretação, o jogo de cintura, até mesmo o gaguejar, fazem parte do espetáculo, estão no roteiro... Além disso, a quase lágrima que queria correr pelo seu rosto entristecido, taciturno, abatido....
Oh! Qual emocionante foi este momento onde o discurso familiar de marido pra mulher, para os amigos mais íntimos, para seus pares mostrava um homem inocente.
Aquele pobre homem apenas pediu uma quantia a um grande amigo, Tarcísio Franklin, que por um acaso é o ex-presidente do Banco de Brasília. É um amigo de fé, camarada... amigo de tantos caminhos e tantas jornadas...
Poxa gente, temos que entender que o senador Joaquim Roriz queria apenas uma quantia simbólica para comprar uma bezerrinha e seu amigo do peito negociou com ele apenas R$ 2,2 milhões de origem não conhecida.
Calma gente! Não dá pra saber ainda de onde vem o dinheiro. Se até agora não sabemos de onde veio o dinheiro do Mensalão. Quanto mais desse novo escândalo do Roriz?
E foi só por isso que ele foi denunciado? Por conta das investigações da Polícia Civil do Distrito Federal na Operação Aquarela? E tem mais gente na história, hen!. No roteiro dessa novela consta a participação especial de Constantino de Oliveira, conhecido como Nenê, presidente do conselho Administrativo da Gol. Vamos aguardar os próximos capítulos!!!
Voltando ao showman do senador Roriz, depois do seu discurso contagiante, verdadeiro, honesto e decente, onde ele se diz ser inocente sobre todas estas acusações, Roriz se ajoelha e rezar na Catedral de Brasilia. Afinal, ele é muito católico e como ele mesmo se define: um homem temente a Deus.

Diante deste espetáculo, precisamos fazer uma grande campanha para mudança do nome do Congresso Nacional. Que tal Casa dos palhaços sinceros? (Com todo respeito a profissão de palhaço no circo de verdade). Ou então podemos chamar de Teatro dos horrores.

Nessa votação o que temos mesmo de fazer é mudar o que está aí para não deixar que novos corruptos com pita e discurso de decente assumam o poder e façam do congresso a casa de ninguém.