segunda-feira, 18 de março de 2013

Escolas estimulam (sem saber ou não) jovens a beber e a entrarem na vida sexual precocemente



Conversando com alguns jovens da Escola Padre Luiz Cassiano, Loteamento Recife, periferia Petrolina, descubro que uma empresa de curso “profissionalizante” (os jovens ficaram receosos em dizer o nome) divulga  em sala de aula a programação dos cursos para jovens e adolescentes. E para atrair a participação dos alunos promove uma “corrida à inscrição”.

Os primeiros 20 alunos que fizeram inscrição durante a semana passada ganharam um ingresso para a festa “ Se for beber me chame”.
É muito importante ressaltar que as turmas que foram convidadas a participar dos cursos e consequentemente do evento estão entre as 8ª/9ª  série do Ensino Fundamental e 1º a 3ª série do Ensino Médio. Portanto, adolescentes/jovens na faixa etária de 15 a 18 anos.

A consequência disso tudo é um monte de “crianças” na expressão mais inocente da palavra, que lotam essas arenas, chamadas de eventos culturais, e são estimuladas a fazerem uso de drogas licitas ou não, como álcool, maconha ou qualquer coisa do gênero, e ainda são instigadas, o tempo todo, a entrarem na vida sexual precocemente.

A responsabilidade pelos atos desses jovens/adolescente é dos pais, claro. Mas a escola tem um papel fundamental nesse processo, assim como a própria sociedade através das esferas públicas como o Conselho Tutelar, Ministério Público e a própria imprensa.

Festas como essa e tantas outras semelhantes acontecem todos os finais de semana em Petrolina e região. Resta saber como lidar com esses movimentos que em nada contribui para uma juventude saudável e uma sociedade melhor, amanhã.

terça-feira, 12 de março de 2013

Gonzaga Patriota viaja para Antártica em missão oficial

Foto: Divulgação

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) embarcou na última semana para uma expedição a Estação Antártica Comandante Ferraz. A missão oficial é organizada pela Marinha do Brasil e tem como objetivo acompanhar as atividades de pesquisa desempenhadas na base brasileira localizada no continente antártico. Visando divulgar as atividades do parlamentar, sua assessoria repassou as informações à imprensa.

Diante dessa agenda especial, fiquei extremamente curiosa com o possível resultado da viagem para nossa região. Assim sendo, resolvi passar um email para o deputado solicitando alguns esclarecimentos sobre a visita. O texto diz o seguinte:

Caro deputado, inegavelmente, o projeto na Antártica é de suma importância nas pesquisas sobre o impacto das mudanças ambientais globais e suas consequências para as Américas, inclusive a Amazônia. A pesquisa envolve análises do aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio e do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte

Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.

No entanto, com todo respeito, gostaria de saber, entender e compreender qual a importância e relevância da sua viagem para região do Vale São Francisco? Especificamente, qual o tipo de conteúdo desenvolvido pelo projeto na Estação Antártica Comandante Ferraz que tem a ver com o nosso Bioma Caatinga?

As minhas dúvidas servem apenas para contemplar as explicações aos contribuintes sobre as despesas e custos que demandam dos representantes do povo no Congresso Nacional. Dessa forma, com as devidas explicações, cabíveis ao contexto da tão importante missão, os custos operacionais que sairão dos cofres públicos para uma viagem desse quilate serão compreendidos e aceitos por nós, pobres mortais cidadãos. 

Afinal, acreditamos piamente que o exercício da democracia passa, necessariamente, por uma transparência das ações desenvolvidas pelos parlamentares, assim como as despesas e contas realizadas por eles.

Cordialmente, 
Teresa Leonel

Ps 1. Esqueci-me de pedir para ele trazer um iceberg na bagagem para amenizar o efeito do sol de 40º que “ataca” os moradores de Petrolina e região. Estou fazendo o registro agora no blog.

Ps 2. A assessoria informou que iria repassar o email para o deputado. Aguardo retorno.